Nesta primeira etapa, serão contemplados profissionais da rede de saúde, como médicos, enfermeiros, recepcionistas, serviços gerais, seguranças, motoristas, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
O objetivo é a efetiva prevenção contra a H1N1, imunizando as pessoas mais suscetíveis à doença e que tem relação direta com os chamados grupos de risco. A vacina diminui em 90% o risco de contrair a doença. ”Nessa 1ª etapa, com certeza vamos atingir 100% das pessoas relacionadas a seus grupos com a imunização, através dessa vacina”, afirma o secretário de Saúde, Richard de Souza.
Conforme o Enfermeiro Eduardo Rios, uma equipe de vacinação, devidamente treinada, esta direcionada na Unidade Básica de Saúde para realizar a imunização dos funcionários da rede de saúde do município.
A Segunda Etapa será realizada no período de março a abril, e será destinada às grávidas em qualquer período de gestação; crianças de 6 meses até menores de 2 anos e grupo de pessoas com doenças crônicas, com exceção dos idosos, que serão contemplados numa etapa posterior. A terceira etapa que acontecerá até o fim de abril, contemplará adultos de 20 a 29 anos. A quarta etapa, no período de abril a maio, onde imunizará idosos portadores de comorbidades (que são processos degenerativos, ligados a doença, referentes ao avanço da idade), coincidindo com a campanha de vacinação do dia D. A quinta, e última etapa, que terá início no final do mês de maio, e será voltada aos adultos de 30 a 39 anos, finalizando assim dois meses de campanha.
O quantitativo da vacina está inteiramente vinculado ao número de pessoas de cada grupo e elas só recebem a imunização, por meio da apresentação do documento de identidade. “Esta campanha é de extrema importância para o município, haja vista sua área de fronteira, onde o ano inteiro passam turistas rumo ao Uruguai e vice versa, já que nossos hermanos freqüentemente vem até a cidade da Barra do Quaraí fomentar o comércio barrense”, destaca o secretário de Saúde do Município, Richard de Souza.
Comente