Carnaval da Integração 2010, popular e multicultural. O carnaval em Barra do Quaraí não poderia ter sido diferente dos anos anteriores, duas noites de entretenimento para os foliões da tríplice fronteira. As famílias puderam prestigiar um carnaval de muita alegria e belas apresentações das Escolas de Samba e Blocos carnavalescos. Segundo a Brigada Militar mais de cinco mil pessoas lotaram a Avenida Salustiano Marty, uruguaios, argentinos, e brasileiros juntos na mesma folia.
O evento teve a abertura oficial após o prefeito municipal, Maher Jaber entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Alcides Pereira (pida), integrante da 1ª Corte Municipal do Carnaval da Integração 2010 da Barra do Quaraí. Logo após os blocos carnavalescos iniciaram a festa, em seguida as Escolas de Samba de Bella Unión alegraram os foliões, também a tradicional Escola de Samba da Barra do Quaraí, Tira Teima em seu desfile contagiou os presentes. Já na segunda noite houve a tão esperada apresentação da Escola de Samba Carun Berá da cidade de Monte Caseros (ARG), e a grande campeã do carnaval de Bella Unión; Escola de Samba Titanitos, fechando assim com chave de ouro o Carnaval da Integração 2010 na Barra do Quaraí.
A Brigada Militar da Barra do Quaraí, através do 5º GPM, trabalhou na Avenida Salustiano Marty com o reforço de 15 militares disponibilizados pelo 1º BPAF, e com uma estrutura que melhorou a agilidade nas ações de fiscalização, uma vez que a prefeitura destinou á Brigada Militar e Policia Civil, viaturas novas através da adesão do município no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania – PRONASCI do Governo Federal, melhorando significativamente a qualidade na prestação de serviços á comunidade, com isto os foliões puderam se divertir com mais tranqüilidade.
O carnaval da Integração, além de ser folia realizada fora de época, também se revela a cada ano uma festa lucrativa, amenizando, em partes, a crise cambial que afeta os municípios fronteiriços. Segundo comerciantes, quem vive do comércio formal e informal vende bem mais nesse período.
Comente