"Bem Vindo"

Você está acessando a versão digital do Jornal Opinião - "O periódico que tem compromisso com a informação."

Aterro Sanitário recebe nova célula para o depósito de resíduos

sábado, 27 de março de 2010


Preocupado sempre com a saúde dos cidadãos e cidadãs e a preservação do meio ambiente, a prefeitura municipal solicitou á empresa prestadora de serviço Geo Sul, do Paraná, o início de um novo processo para a instalação de uma nova célula para o depósito de lixo no Aterro Sanitário da Barra do Quaraí, que funciona da seguinte maneira; resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, construções, e posto de saúde, são descartados em depósito, e grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Já que os catadores do município contribuem para a colocação correta do lixo, separando os materiais recicláveis.

O aterro sanitário da Barra do Quaraí foi inaugurado no ano de 2006 com o objetivo de solucionar um problema que existia há vários anos, um lixão á céu aberto no Bairro Norman Irio Gutierres, onde moradores conviviam com o mau cheiro e o acumulo de lixo, uma vez que o vento espalhava o lixo e o odor por todo o bairro, causando inúmeros transtornos aos moradores. Hoje a realidade é outra, com a eliminação do lixão a área esta limpa dando outra cara para quem mora naquela localidade.

Antes da instalação do aterro sanitário foi realizada a impermeabilização total do local que recebeu os resíduos e foram instaladas redes para coleta e tratamento do material que reúne todas as impurezas líqüidas e tóxicas do lixo.

Devido ao monitoramento constante, o aterro sanitário não contamina o solo, o lençol freático, as águas superficiais e a atmosfera. Controla ainda a proliferação de vetores de doenças e não apresenta risco de desabamentos. O Aterro Sanitário da Barra do Quaraí foi instalado respeitando as normas técnicas dos órgãos competentes.