“Seu” Francisco de Assis Chaves da Silva, 53 anos é trabalhador rural, homem simples, mas de uma capacidade louvável de inventar qualquer coisa que venha contribuir para a preservação do meio ambiente.Nas horas vagas, quando não está na lavoura, Francisco ocupa seu tempo inventando, e são muitas as idealizações até aqui concluídas.
Muito entusiasmado o inventor comenta que os resultados são satisfatórios, tanto para ele como para sua família, quanto para o meio ambiente. Citaremos as três importantes invenções de seu Francisco:
1. Fogão Termo: um fogão á lenha, revestido de lajota, onde é aquecido e fornece água morna para toda a rede da casa. Com duas cisternas de dois mil litros que recebe a água da chuva através de duas calhas instaladas nas laterais da casa, a instalação externa é feita com canos de PVC de alta pressão, e revestida com lã de vidro para manter por longo tempo a temperatura da água.
Segundo Francisco, depois que ele instalou o fogão termo, a economia fez a diferença no orçamento de sua casa, atingindo uma economia de até 40%.
2. Equipamento Multifuncional (Plurifuradeira): equipamento que pesa menos de dez quilos, mas com várias funções, lixadeira, furadeira, disco de desbaste, disco de corte, disco de diamante, folha de serra, e torneador de madeira.
3. Motor Multifunção: equipamento três em um, trabalha como motor para chalana, puxador de água, e gerador de luz.
Todos estes equipamentos inventados por Francisco tiveram um custo de aproximadamente R$ 100,00. Ele já possuía o motor e a maioria dos materiais era sucata que juntou com o tempo e começou a montar seus inventos.
Francisco dedica seu tempo ainda para plantações de hortigranjeiros, como a batata doce plantada em pneus, preservando o meio ambiente. A abóbora em ramada, e outras novidades que estão em processo de aperfeiçoamento.
Comente