"Bem Vindo"

Você está acessando a versão digital do Jornal Opinião - "O periódico que tem compromisso com a informação."

Chuvas trazem alento aos produtores e causam vários transtornos à comunidade

terça-feira, 17 de novembro de 2009



A chuva que atingiu a Barra do Quaraí desde quarta-feira (04) até sexta feira (06) causou transtornos em várias regiões do município. A precipitação , que iniciou fraca na manha de quarta-feira, intesificou-se nos dias seguintes com muito vento. Conforme informações da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, foram 320 milímetros de chuva, com rajadas de vento de até 80 km/h. Na sexta-feira (06) em duas horas choveu o equivalente a 80 mm.


Não houve nenhum registro de inundações em residências na cidade. Na BR 472, a água chegou à porta de uma moradia , devido ao rompimento de uma barragem, próxim a ao Parque Estadual do Espinilho. Vários pontos de alagamento foram constatados, espalhados na área urbana e rural. Na localidade do Passo da Cruz a estrada cedeu, ilhando vários moradores que residem entre esse ponto e a sanga funda que transbordou.

No entanto, para os moradores da localidade de Guterres - que enfrentam a estiagem desde outubro do ano passado - esta chuva foi um presente de Deus. Os moradores atingidos pela seca vinham sendo abastecidos com caminhão pipa, medida que amenizou por vários meses a falta de água que perdurava no interior.

O volume de chuva esperado para todo o mês era de aproximadamente 150 milímetros.

Segundo meteorologistas esse volume de chuva não é normal para a época, quando geralmente ocorre o período de estiagem na região.